HISTÓRIA DE VINHAIS


VINHAIS é uma vila da Província de Trás-os-Montes, pertencente ao distrito e diocese de Bragança. É também sede de Concelho com uma área de cerca de 714 km2, que compreende um total de 35 Freguesias e 105 aldeias. Vinhais é uma povoação muito antiga, julga-se muito anterior à fundação da monarquia portuguesa.
A primeira povoação de Vinhais parece ter sido construída na localidade dos Crespos que se situava á volta da igreja de São Facundo.
Primitivamente construi-se um Castro Luso-Romano que possuía uma fortaleza. Durante os séculos X e XI, Vinhais terá ficado arrasada com as destruições mouras. No entanto, terá sido de novo reedificada e repovoada na época dos Reis de Castela e Leão.
Vinhais teve forais de Afonso III a 20 de Maio de 1253 e de D. Manuel I a 4 de Maio de 1512.
Apesar de ser amuralhada restam apenas alguns vestígios das duas torres do seu castelo e das três portas de acesso uma a Norte, outra a Sul e outra a Nascente. Dentro do Castelo, encontra-se a igreja Matriz, que foi construída com as pedras da Torre de Menagem, esta apresenta um traçado simples e de uma só nave.
Vinhais foi então, desde o século XV até ao século XIX, dominado pelos Condes de Atouguia que eram os senhores donatários da praça de guerra desta vila. A partir do reinado de D. Maria (1834) e até à implantação da república em Portugal, nos primórdios do século XX, foram responsáveis pela administração da vila, diversos Condes, Viscondes e Barões.

Comentários

Unknown disse…
Boa noite, sou Vinhaense a morar em Lisboa.
Como não uso Facebook contacto-o por aqui.
Quero fazer umas t-shirts para vender e gostaria de saber se posso usar algumas das suas fotos de Vinhais. Como são para venda não quero ter problemas posteriormente. Caso veja algum inconveniente por favor informe-me através do meu e-mail que vou deixar, pois caso seja necessário pedirei ao meu tio que tire umas fotos para mim.
Se não houver qualquer problema e não se importar de me enviar algumas fotos da Vila de Vinhais com qualidade de pelo 100/150 ppi, era um favor que me fazia.

Sem mais e com os melhores cumprimentos,
Jorge Pires

E-mail: jorge.pires.1974@gmail.com

Mensagens populares