FOTOS DE RAUL COELHO - VINHAIS

Vinhais é uma vila da Província de Trás-os-Montes, pertencente ao distrito e diocese de Bragança. É também sede de Concelho com uma área de cerca de 714 km2, que compreende um total de 35 Freguesias e 105 aldeias. Vinhais é uma povoação muito antiga, julga-se muito anterior à fundação da monarquia portuguesa.

29/11/2008

PINHEIRO NOVO - ERVA PARA A BURRICA


PINHEIRO NOVO - ERVA PARA A BURRICA

MOIMENTA - PALHEIROS AINDA ACTIVOS


MOIMENTA - PALHEIROS AINDA ACTIVOS

VINHAIS - NEVADA DO ANO 2005


VINHAIS - NEVADA DO ANO 2005

VINHAIS
Vinhais é o nome de uma vila situada na província de Trás-os-Montes, distrito de Bragança, bem no extremo nordeste de Portugal, a 23 Km da fronteira com Espanha.É sede de um concelho com uma área de 703 Km2 e habitado por 10458 pessoas distribuídas por 35 freguesias perfazendo um total de 104 aldeias.

PINHEIRO NOVO - VINHAIS
Freguesia com área de 32,92 quilómetros quadrados , compreende as aldeias Pinheiro Velho e Sernande.Património cultural: Igreja paroquial, capelas de S. Sebastião, de Santa Ana e de Santo António, cruzeiro, castros, vestígios da Capela de Santa Rufina, fraga do Sarilho, monte da Igrejinha, pedra espetada, necrópole, covas dos mouros, fonte velha e moinhos. Festas e Romarias: Santa Marinha (18 de Agosto), S. Sebastião (20 de Janeiro), Santa Ana (26 de Julho) e Santo António 813 de Junho).Gastronomia: Presunto, enchidos, ensopado (couve, pão e grão-de-bico), leitão e cabrito assados no forno, folar da Páscoa, pão-de-ló e pudim de ovos.Artesanato: Cestaria, rendas e trabalhos em lã.

MOIMENTA / PINHEIRO NOVO
Aldeias ricas em tradições, onde perdura as construções em granito trabalhadas à mão, os moinhos, as cascatas de água pura, os palheiros antigos, as trancas nas portas, os currais, o gado no pasto, os rebanhos, as pontes romanas, as ribeiras de água límpida e onde se pode ver as trutas a nadar, o silêncio, o chilrear dos passarinhos, o ar fresco e puro, adeus stress, é assim neste paraíso fronteiriço onde passo grande parte dos meus fins de semana.Moimenta é uma freguesia do concelho de Vinhais, distrito de Bragança , localizada no extremo sudeste de um planalto amplo, entre as faldas Norte da serra da Coroa, em Portugal, e as serras espanholas de Rechouso e da Canda, a 885 metros de altitude. O seu termo ocupa cerca de 7 Km2, encontra-se situado no extremo Norte da Terra Fria Transmontana, numa zona em que a raia faz uma bolsa que empurra o termo espanhol para Norte e Nordeste. Cerca de 50% do termo de Moimenta é limitado pela fronteira espanhola.Moimenta é considerada uma das jóias do Parque Natural de Montesinho.